Com melhor ataque e defesa do Brasileirão, Flamengo iguala marca de quase 20 anos nos pontos corridos
Rubro-negro sofreu apenas quatro gols em 12 partidas, recorde que pertencia ao São Paulo de 2007; mesmo com desfalques, equipe de Filipe Luís tenta manter a ponta em visita ao Santos
Por Administrador
Publicado em 16/07/2025 10:29
Esporte

Enquanto o setor ofensivo segue sendo assunto no Flamengo, seja pelas qualidades e problemas apresentados em campo ou pela polêmica envolvendo Pedro fora dele, o clube dá sequência a um desempenho defensivo que também ajuda a justificar a atual liderança do Brasileirão. Melhor ataque e melhor defesa da competição, o rubro-negro tem os mesmos 27 pontos do Cruzeiro, mas leva a melhor no saldo de gols (22 contra 12), mesmo com um jogo a menos (12 contra 13). É esse domínio nos dois lados do campo que a equipe tenta manter em visita ao Santos, às 20h de hoje, na Vila Belmiro.

São nove jogos no Brasileirão sem que Rossi tenha sido vazado, incluindo as últimas cinco rodadas, contra Bahia, Botafogo, Palmeiras, Fortaleza e São Paulo. Na vitória por 2 a 0 sobre o tricolor paulista, no sábado passado, o Flamengo voltou da Copa do Mundo de Clubes com uma atuação de muita imposição na frente, também responsável por fazer a defesa passar intacta.

Por sinal, esta é a primeira vez na história que o Flamengo tem a melhor defesa do Brasileirão neste estágio. Como sempre é cobrado por ser um clube de DNA ofensivo, teve o melhor ataque da competição após 12 partidas em seis campeonatos, incluindo os últimos três (2008, 2011, 2019, 2023, 2024 e 2025). A boa notícia é que os 26 gols marcados são uma marca recorde.

Por fim, apenas duas equipes na história dos pontos corridos terminaram as 12 primeiras partidas como o melhor ataque e defesa da competição. Primeiro, o Atlético-MG, vice-campeão em 2012. Depois, o Palmeiras, campeão em 2023.

 

Como nem tudo é problema no setor, há muitos jogadores fazendo temporadas de destaque, principalmente na linha de zaga. A começar por Léo Ortiz, jogador de defesa com mais jogos (30) e minutos disputados (2.545) no elenco na temporada. Com ele em campo, o time sofreu 15 gols — um a cada 196 minutos — e passou 20 partidas sem ser vazado. Já nas 11 partidas em que não atuou, foram oito gols sofridos — um a cada 88 minutos, mais que o dobro da frequência.

 

Fonte: globo.com

Foto:  Adriano Fontes/Flamengo

Comentários

Chat Online